CPF
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPF

Confederação Pinheirense de Futebol
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Sobre a Justiça Desportiva

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Patrik
Campeão da Copa Pinheiros
Campeão da Copa Pinheiros
Patrik


Mensagens : 6780
Data de inscrição : 06/10/2013

Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptyDom Dez 29, 2013 10:16 pm

TJD:
Quando qualquer membro da CPF acha que alguma injustiça ocorreu e a Confederação Pinheirense de Futebol não lhe atende, pode abrir um tópico exigindo mediação do TJD:
O TJD ocorrerá assim:

Alguém abre uma queixa no forum de queixas. O presidente deve acolher a queixa. Se ela for muito absurda, ele pode convidar o autor a reconsiderar, mas não pode negar a abertura do processo se houver insistência.

1) O presidente da CPF abre o um processo no forum de processos. Convida três juízes e só após a confirmação via fórum ou outro meio o presidente da CPF sai de cena e os juízes tomam controle do processo. A ideia é que sejam escolhidos os mais neutros possíveis, no entanto, num grupo pequeno e num torneio em que todos podemos ter interesse, pode ser difícil encontrar alguém totalmente se interesses, e o autor da queixa deve levar isso em consideração. Se quiser contestar algum juiz, poderá fazê-lo nas queixas.

2) Os juízes apontam um presidente do julgamento, que também servirá como relator. Se houver 3 votos diferentes, o presidente da CPF escolhe.

3) O presidente do julgamento ou qualquer outro juiz convoca envolvidos para se expressarem no processo. Ninguém tem permissão de se manifestar ali sem ser convidado. Senão vira uma choradeira sem fim, e quando formos reler o processo vamos ter que reler muito mimimi. A ideia é que seja o mais limpo possível.

4) Caso alguém queira expor uma ideia no processo, deverá pedir permissão na queixa. E se fizer manifestação nas queixas mas não pedir permissão para escrever no processo, mas o juízes considerarem o argumento relevante, poderão citar (usando comando quote) ou pedir que o membro da CPF escreve isso no processo.

Todos ouvidos, os três deverão entrar em contato entre si em vez de tomar decisões isoladas. O relator (o presidente do TJD) deverá fazer seu relatório do que acha, porque acha e que decisão deve ser tomada. Os outros dois votam a favor ou contra o relatório dele. Se ele tomar três decisões, deverão votar a favor ou contra cada uma delas. Exemplo:
1-Decido anular o jogo tal.
2-Decido dar 3 pontos ao adversário
3-Decido remover 3 pontos do principal time do diretor, por falta de atenção

Os demais juízes votaram a favor ou contra cada um dos 3 pontos, validando a decisão do relator ou indo contra ela por os dois votarem contra.
Os outro dois podem fazer propostas ao relator, do que colocar na decisão, mas não podem incluir um quarto ponto. Por isso até o relator colocar os pontos de sua decisão, deverá ter conversado bastante com os outros dois para entender bem o ponto deles e os motivos.
Cada um deve decidir como julgar melhor, mas deve ouvir os outros antes disso. Não é possível deixar de votar ou comunicar decisão. O juiz deve emitir sua opinião.

Se não houver votação majoritária entre os três, o presidente da CPF entra como quarto juiz e fecha a decisão, não tomando uma diferente, mas apoiando uma dos três juízes. Qualquer maioria simples decide o caso.

No fim, o presidente da CPF determina que se cumpra o julgado e tranca o forum de processos.
A decisão do TJD é soberana quando se refere ao caso. Nem o presidente, nem as regras podem ser convocadas para anular essa decisão. Apesar disso, espera-se que um TJD siga as regras o melhor possível. Deve haver um motivo muito sério para não segui-las, num caso concreto.

O TJD pode fazer outras recomendações, que seria de bom gosto o presidente da CPF propô-las para discussão geral, mas o TJD não tem poder de mudar regras, apenas sugerir.

Poste aqui sua reclamação, caso tenha alguma:
https://pinheirense.forumeiros.com/f6-casos


Última edição por Patrik em Seg Jul 24, 2017 3:09 pm, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://pinheirense.forumeiros.com
Convidado
Convidado




Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptyTer Dez 31, 2013 8:18 am

Tik eu invalidei meu comentário d keixa... mas soh pq n sabia q a ATA n era confiável.

Daqui p frente n confiarei em nenhuma regra q n esteja no seu devido lugar: a seção das regras
Ir para o topo Ir para baixo
charles
Diretor da Série B
Diretor da Série B
charles


Mensagens : 6201
Data de inscrição : 07/10/2013

Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptyTer Dez 31, 2013 7:59 pm

Eu renunciarei como secretario se o Tiago não se retratar do comentario acima.
Ir para o topo Ir para baixo
ciro
Campeão Pinheirense
Campeão Pinheirense
ciro


Mensagens : 7227
Data de inscrição : 07/10/2013
Idade : 38

Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptyQua Jan 01, 2014 6:40 am

charles escreveu:
Eu renunciarei como secretario se o Tiago não se retratar do comentario acima.
Tenho a infelicidade de concordar com o Tiago.
A ata não é confiável.
Não por culpa do secretário, que por competência não escreveu nada que precisasse ser corrigido.
Mas do Presidente que mudou as regras ao conversar com o presidente da Confederação Geraldina que não estava presente na reunião mas teve semanas para ler a ATA e discordar de algum ponto assim como o Presidente da Confederação.
Não gosto de decisões discutidas por dois participantes do campeonato fisicamente e depois querer que se não estivermos de acordo coloquemos em um tópico justiça desportiva.
No dia da reunião, não fui só eu e o Tiago que escolhemos a mudança do time B já na próxima rodada ta Sr.Patrik.
A decisão foi unanime e não fisicamente mas representado pelo Patrik a decisão do Josias.
Não vem querer dizer só o Ciro e Tiago, para querer diminuir a força da decisão.
Repito. Tiveram teeeeempo para discordar de algo que estava na ATA. e ninguém reclamou.
Tirando o Tik que corrigiu o Charles dizendo que não é casa, é moradia.
Por isso não confio mais na ATA e Não participo mais em reuniões....
Ir para o topo Ir para baixo
charles
Diretor da Série B
Diretor da Série B
charles


Mensagens : 6201
Data de inscrição : 07/10/2013

Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptyQua Jan 01, 2014 8:24 am

Senhores presidentes, amigos, confederados, irmãos.

O objetivo desse campeonato é unir as federações em um foro em que todos participem e tenham voz e se divirtam. Entendo, porém, que as regras não satisfaçam os anseios de todos e que em certo momento alguém será prejudicado. Mas devemos lembrar que a ideia foi do Patrik, e ele tem todo o direito de conduzir as questões regulamentarias para o bem comum. Não esqueçamos que ele nunca mudou uma regra visando seus próprios interesses. Pelo contrário, sempre pensou na maioria. Desse modo peço a compreensão de todos no que tange as decisões que vem sendo tomadas. Este é o primeiro certame e 'supostos' equívocos podem ocorrer. Aproveitemos o atual campeonato para melhorar o próximo. Dizer que uma regra é injusta ou que uma decisão não foi bem tomada é ultrapassar a linha do bom senso e pode causar descontentamento por parte de alguém que só quer unir a todos. Não estou dizendo que não podemos reclamar. É claro que podemos, e devemos fazê-lo, mas sem acusar uma pessoa. Lembre-se, haverá rodízio e ninguém gosta de ser antagonizado.

Agradeço a compreensão de todos
Charles Sandre
Secretario da Confederação Pinheirense de Futebol
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptyQui Jan 02, 2014 9:35 am

charles escreveu:
Eu renunciarei como secretario se o Tiago não se retratar do comentario acima.
Ok. Me 'retratarei em pó e cinzas...'
Vou mudar meu "retrato" d Sebulba p Darth Maul, pode ser?


Última edição por tiago em Qui Jan 02, 2014 2:17 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptyQui Jan 02, 2014 9:50 am

charles escreveu:
Senhores presidentes, amigos, confederados, irmãos.

O objetivo desse campeonato é unir as federações em um foro em que todos participem e tenham voz e se divirtam. Entendo, porém, que as regras não satisfaçam os anseios de todos e que em certo momento alguém será prejudicado. Mas devemos lembrar que a ideia foi do Patrik, e ele tem todo o direito de conduzir as questões regulamentarias para o bem comum. Não esqueçamos que ele nunca mudou uma regra visando seus próprios interesses. Pelo contrário, sempre pensou na maioria. Desse modo peço a compreensão de todos no que tange as decisões que vem sendo tomadas. Este é o primeiro certame e 'supostos' equívocos podem ocorrer. Aproveitemos o atual campeonato para melhorar o próximo. Dizer que uma regra é injusta ou que uma decisão não foi bem tomada é ultrapassar a linha do bom senso e pode causar descontentamento por parte de alguém que só quer unir a todos. Não estou dizendo que não podemos reclamar. É claro que podemos, e devemos fazê-lo, mas sem acusar uma pessoa. Lembre-se, haverá rodízio e ninguém gosta de ser antagonizado.

Agradeço a compreensão de todos
Charles Sandre
Secretario da Confederação Pinheirense de Futebol
Mesmo q o Tikito seja o "manda-chuva ou chefão" da CPF, então p q reunioes c os presidentes das federações pinheirenses se o Tikito pode mudar as regras quando bem entender, p beneficiar um só membro da CPF ou ele mesmo???
Ir para o topo Ir para baixo
charles
Diretor da Série B
Diretor da Série B
charles


Mensagens : 6201
Data de inscrição : 07/10/2013

Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptyQui Jan 02, 2014 9:56 am

Que tu não enxergas bem, Tiago, eu até entendo, Mas que não sabias ler para mim é novidade!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptyQui Jan 02, 2014 1:36 pm

charles escreveu:
Que tu não enxergas bem, Tiago, eu até entendo, Mas que não sabias ler para mim é novidade!!!!!
Xale, eu sei d segredos escandalosos sobre a ATA q n podem ser descobertos por escrito... ou seja, o analfabeto aki (Tiago) n precisou e nem precisaria ler p saber; segredos q me foram revelados verbalmente. Até então tinha 100% de fé nesse documento.
Mas na minha opinião o q está por escrito por decisão unânime n pode ser anulado apenas verbal e individualmente. Então eu pergunto: a ATA faz parte das regras ou n? Quero uma resposta definitiva. Pq se for regra coloca isso no lugar certo: a seção d regras ou então exclui d uma vez do fórum.
Ir para o topo Ir para baixo
charles
Diretor da Série B
Diretor da Série B
charles


Mensagens : 6201
Data de inscrição : 07/10/2013

Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptyQui Jan 02, 2014 2:00 pm

Caro sr. Tiago Pinheiro:

Não darei nenhuma resposta a uma pessoa que não sabe o que é uma Ata e que a está confundindo com regras.

Assinado.
Ex Secretario da CPF
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptyQui Jan 02, 2014 2:11 pm

tiago escreveu:
charles escreveu:
Eu renunciarei como secretario se o Tiago não se retratar do comentario acima.
Ok. Me 'retratarei em pó e cinzas...'
Vou mudar meu "retrato" d Sebulba p Darth Maul, pode ser?
Ir para o topo Ir para baixo
ciro
Campeão Pinheirense
Campeão Pinheirense
ciro


Mensagens : 7227
Data de inscrição : 07/10/2013
Idade : 38

Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptyQui Jan 02, 2014 2:12 pm

tiago escreveu:
charles escreveu:
Que tu não enxergas bem, Tiago, eu até entendo, Mas que não sabias ler para mim é novidade!!!!!
Xale, eu sei d segredos escandalosos sobre a ATA q n podem ser descobertos por escrito... ou seja, o analfabeto aki (Tiago) n precisou e nem precisaria ler p saber; segredos q me foram revelados verbalmente. Até então tinha 100% de fé nesse documento.
Mas na minha opinião o q está por escrito por decisão unânime n pode ser anulado apenas verbal e individualmente. Então eu pergunto: a ATA faz parte das regras ou n? Quero uma resposta definitiva. Pq se for regra coloca isso no lugar certo: a seção d regras ou então exclui d uma vez do fórum.
Tiago,
Concordo fervorosamente com você.
Gostei desta frase:
"na minha opinião o q está por escrito por decisão unânime n pode ser anulado apenas verbal e individualmente."
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptyQui Jan 02, 2014 2:15 pm

tiago escreveu:
charles escreveu:
Eu renunciarei como secretario se o Tiago não se retratar do comentario acima.
Ok. Me 'retratarei em pó e cinzas...'
Vou mudar meu "retrato" d Sebulba p Darth Vader, pode ser?
Aki está... esta eh a melhor "retratação" q vc terá de mim, Xale. Agora q ta tudo resolvido vc continuará como secretário.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptyQui Jan 02, 2014 2:26 pm

charles escreveu:
Caro sr. Tiago Pinheiro:

Não darei nenhuma resposta a uma pessoa que não sabe o que é uma Ata e que a está confundindo com regras.

Assinado.
Ex Secretario da CPF
Sr. n, Senhorito Tiago Pinheiro... ainda sou jovem.

Bem... axo q isso posso lhe contar, então. O Tik comentou comigo q a ATA era p estar na seção de regras p ser válida.

E eu sei o q eh ATA (Associação Tirana Abusiva) ou (Amei Teu AudiR8)
Ir para o topo Ir para baixo
Patrik
Campeão da Copa Pinheiros
Campeão da Copa Pinheiros
Patrik


Mensagens : 6780
Data de inscrição : 06/10/2013

Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptyQui Jan 02, 2014 3:44 pm

Isso que o Tiago falou está errado e não foi dito...
A Ata está no lugar certo. A Ata não é nem nunca foi um documento que define as regras. Ela é, que o Tiago use de discernimento uma ata da reunião, e reflete muito bem o que conversamos naquele dia.
Serve para que fique posto por escrito o que foi dito.

Ata é ata, não diminua, mas também não aumente o valor dela.
Ir para o topo Ir para baixo
https://pinheirense.forumeiros.com
Convidado
Convidado




Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptySex Jan 03, 2014 6:20 am

Ok. Gente cada frase contida na ATA n é válida como regra. Palavras do presidente rogeriano. N confiem na ATA... usem de discernimento.
Ir para o topo Ir para baixo
ciro
Campeão Pinheirense
Campeão Pinheirense
ciro


Mensagens : 7227
Data de inscrição : 07/10/2013
Idade : 38

Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptySex Jan 03, 2014 6:30 am

tiago escreveu:
Ok. Gente cada frase contida na ATA n é válida como regra. Palavras do presidente rogeriano. N confiem na ATA... usem de discernimento.  
O que foi escrito nesta ATA, deveria ser cumprido ela deveria ser confiável.
Como o próprio tik disse não diminua o valor dela.
Mas ele mesmo a diminuiu....
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptySex Jan 03, 2014 6:34 am

Um comentário sensato... e agora para d morcegar e vai trabalhar.
Ir para o topo Ir para baixo
Josias

Josias


Mensagens : 557
Data de inscrição : 07/10/2013
Idade : 43

Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptySáb Jan 04, 2014 10:09 am

tiago escreveu:
tiago escreveu:
charles escreveu:
Eu renunciarei como secretario se o Tiago não se retratar do comentario acima.
Ok. Me 'retratarei em pó e cinzas...'
Vou mudar meu "retrato" d Sebulba p Darth Vader, pode ser?
Aki está... esta eh a melhor "retratação" q vc terá de mim, Xale. Agora q ta tudo resolvido vc continuará como secretário.
Pode!!!! O que não pode é falar que o Darth Maul é o Darth Vader!
Ir para o topo Ir para baixo
Patrik
Campeão da Copa Pinheiros
Campeão da Copa Pinheiros
Patrik


Mensagens : 6780
Data de inscrição : 06/10/2013

Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptySáb Jan 04, 2014 11:56 am

A Ata é um reflexo das deliberações tomadas por nós.

Se o clube dos 13 se reúne com a CBF, uma ata das conversas refletiria as conclusões tomadas.
Ela é isso. Uma ata. Os vereadores se reúnem e tem ata sobre as conversas deles...
Mas só vira lei quando passa pela tramitação legal.

Se depois de escrita a Ata, uma lei se considera inviável, ela não se torna lei porque porque estava numa ata.

Até corpos de anciãos fazem atas de suas reuniões. Mas se depois uma decisão que consta na ata mostra-se inadequada, não é porque está na ata que os anciãos são obrigados a levar a cabo.
tiago escreveu:
Mesmo q o Tikito seja o "manda-chuva ou chefão" da CPF, então p q reunioes c os presidentes das federações pinheirenses se o Tikito pode mudar as regras quando bem entender, p beneficiar um só membro da CPF ou ele mesmo???  
Porque não nos reunir? Só porque eu fiz as regras quer dizer que não posso ouvir os outros?
Não fiz algumas mudanças por ter ouvido vocês?

Prefeitos podem ouvir o povo e câmaras de vereadores tem dispositivos para isso. Não quer dizer que tudo o que sugere-se vira lei. "Pra que ouvir então?" Diria o Tiago.

Maridos devem ouvir as esposas, mas as decisões cabem a eles, segundo o princípio bíblico.
"Pra que ouvir então?" Diria o Tiago.

Ouvir os outros Tiago, não quer dizer que você é obrigado a acatar, mas mesmo assim é algo importante.

Eu não mudei as regras quando bem entendi. Esse comentário está errado. A regra sobre os times B nunca foi mudada. Nunca! Então eu não a mudei quando bem entendi, porque é impossível ter mudado o que nunca mudou.

E o mais importante: A minha decisão não foi pra beneficiar ninguém. Se vocês entenderam bem o ponto, foi pra evitar justamente isso, beneficiar quem escolheria mais no fim... eu, Charles e Jonas.
Veja bem Tiago, o eu ali incluído.
Se alguém percebeu alguma manobra minha pra beneficiar meus times, gostaria que pudesse não só deixar implícito, mas seria melhor explicitar logo de uma vez.

Se eu gostasse de me beneficiar, mudando as regras pra isso, deixaria tudo como conversamos naquele dia. Os times B de vocês não aproveitariam as escolhas boas de vocês, e os meus e os do Ninha e Charles aproveitariam. Não bateria de frente com esse murmúrio todo que veio depois e ainda seria beneficiado. Então dizer que eu posso mudar as regras até pra me "beneficiar", acho que não é caso...

Em homenagem a esse comentário tiaulfítico impensado, mudo meu avatar (fotinho)... lol!
Ir para o topo Ir para baixo
https://pinheirense.forumeiros.com
Convidado
Convidado




Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptyDom Jan 05, 2014 7:48 am

Tik, tu eh do mal mesmo hein? Eu nunca pensaria em escolher o Mestre dos Sith... ja me contento em ser apenas um "simples" Aprendiz Sith. Seu menino mal.

Quando a questão 'dos maridos ouvirem as esposas'... ai de um marido se ele n ouvir a mulher! Pq se isso acontecer uma única vez ele vai ouvir na marra: "Vc nunca me escuta", "Vc n me ama", Vc n se importa comigo"... enfim... ja deu p entender.

P.S: Meeeeeeeeeeeeeeu... ainda beeeeeeeeeeeeem q vc explicoooooooooooooou q avataaaaaaaaaaaaaaaaaar eh foto. Seeeeeeeeeeeeeee n eeeeeeeeeeeeeeeeeu nuuuuuuuuuuuuuuuuuuuunca saberia. (Uma homenagem aos costumeiros comentários cílficos)


Última edição por tiago em Dom Jan 05, 2014 8:14 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva EmptyDom Jan 05, 2014 7:55 am

Josias escreveu:
tiago escreveu:
tiago escreveu:
charles escreveu:
Eu renunciarei como secretario se o Tiago não se retratar do comentario acima.
Ok. Me 'retratarei em pó e cinzas...'
Vou mudar meu "retrato" d Sebulba p Darth Vader, pode ser?
Aki está... esta eh a melhor "retratação" q vc terá de mim, Xale. Agora q ta tudo resolvido vc continuará como secretário.
Pode!!!! O que não pode é falar que o Darth Maul é o Darth Vader!
Jo eu tentei corrigir meu comentário trocando "Darth Vader" por "Darth Maul", mas n deu tempo. Eu n keria o Vader e sim o Maul.

Se essa desculpa n colar eu tenho outra + simples: erro da gráfica.

Escolha uma...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Sobre a Justiça Desportiva Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre a Justiça Desportiva   Sobre a Justiça Desportiva Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sobre a Justiça Desportiva
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sobre as Escolhas
» Sobre o Tiago
» Sobre rodada 26
» Sobre a copa
» Sobre bots

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CPF :: Regras :: Regras-
Ir para: